A CRISE NO CANAL DE SUEZ E SEUS IMPACTOS NO SÉCULO XXI
- Maria Eduarda Correia
- Mar 27
- 1 min read

O Canal de Suez é uma ligação artificial entre os mares Mediterrâneo e Vermelho, localizado mais precisamente na Península do Sinai, região de ligação entre o Norte da África e o Oriente Médio. Foi construído com o objetivo de interligar por via marítima os continentes europeu e asiático.
Entretanto,em março de 2021, o navio Ever Given ficou preso no canal, bloqueando uma das rotas de navegação mais importantes do mundo por quase uma semana.A principal consequência desse evento concentra-se na interrupção do comércio global e no atraso de mercadorias como o petróleo. Essa commodity representa uma grande parte das exportações asiáticas que não puderam ser distribuídas aos centros dos países europeus .
Sendo assim, a crise no Canal de Suez em 2021 destacou a vulnerabilidade de uma das rotas comerciais mais estratégicas do mundo e seus impactos no comércio global. O bloqueio do canal afetou gravemente a cadeia de suprimentos, causando atrasos significativos na entrega de mercadorias essenciais, como o petróleo, e evidenciando a interdependência das economias globais.
O evento também levantou questões sobre a segurança e a eficiência do transporte marítimo, além de ressaltar a importância de se buscar um plano de ação eficaz que procure incluir a construção de vias alternativas de navegação e melhoria na gestão de emergências .Somente assim , será possível a fim de desenvolver a governança global no transporte marítimo e minimizar tais incidentes no futuro. O impacto dessa crise permanece visível, refletindo a fragilidade do comércio global frente a situações inesperadas.
Muito boa a pesquisa!!