top of page

A influência do Dia dos Namorados na economia

Updated: Jun 16

O Dia dos Namorados surgiu no Brasil através de uma campanha do empresário João Dória, em 1949, para impulsionar as vendas entre o Dia das Mães e o Dia dos Pais.


Ao contrário de muitos países que seguem o Dia de São Valentim em 14 de fevereiro, no Brasil, o dia 12 de Junho foi elegido como data oficial da comemoração por ser véspera do dia de Santo Antônio, conhecido por ser o “santo casamenteiro”. Com o slogan: “Não é só com beijos que se prova o amor”, a ideia era clara, induzir as pessoas a consumirem e, assim, movimentar a economia.


Mais de 70 anos depois, a data perdura como uma das que geram mais movimento na economia, Estima-se que a comemoração deve levar 96 milhões de consumidores às compras, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, e que o comércio brasileiro movimentará cerca de R$ 23 bilhões.


A pesquisa mostra que os produtos mais procurados para o público feminino são: perfumaria e cosméticos (87%), joalheria (77%), vestuário (73%), chocolates e doces (71%), calçados (69%) e bolsas e acessórios (65%). Já, entre o público masculino, os produtos mais procurados são: calçados (65%), perfumaria e cosméticos (65%), vestuário (65%), artigos esportivos (63%), relógios e acessórios (59%) e bebidas (30%).


Isso mostra um crescimento de 4,2% em relação ao ano passado. Dessa forma, o setor de varejo está otimista em relação às vendas, mesmo em meio a um cenário econômico desafiador. Essa previsão de movimentação financeira reflete a relevância do Dia dos Namorados como uma data comercial significativa na economia brasileira.



Referências Bibliográficas

Dia dos Namorados: comércio aposta em volume de vendas superior a 2022. Folha Metropolitana, 2024. Disponível em: https://www.fmetropolitana.com.br/dia-dos-namorados-comercio-aposta-em-volume-de-vendas-superior-a-2022/.Acesso em: 6 de Junho de 2024.


Dia dos Namorados (12 de Junho). Toda Matéria, 2024. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/dia-dos-namorados/. Acesso em: 6 de Junho de 2024.


Vendas do Dia dos Namorados nos shoppings devem crescer 4,2% em 2024, projeta Abrasce. Tribuna do Norte, 2024. Disponível em: https://tribunadonorte.com.br/economia/vendas-do-dia-dos-namorados-nos-shoppings-devem-crescer-42-em-2024-projeta-abrasce/. Acesso em: 6 de Junho de 2024.

7 views0 comments

Comments


bottom of page