top of page
Writer's pictureIngrid Laura Mognon

A Liga Árabe no comércio internacional

LIGA ÁRABE NO COMÉRCIO EXTERIOR


A Liga Árabe se caracteriza por um bloco econômico e político formado por 22 países situados no Oriente Médio,  sendo eles : Arábia Saudita, Argélia, Bahrein, Catar, Comores, Djibuti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Omã, Palestina, Somália, Sudão, Tunísia e a Síria que atualmente está suspensa em razão da Guerra vigente no território. Assim, essa organização internacional atua com uma forte identidade do povo Árabe , o qual ocupa um espaço significativo no mercado global.


Nesse sentido, os Estados árabes têm ganhado força no comércio através das alianças estratégicas com a Europa, a África e as Américas, diversificando seu mercado intercontinental por intermédio de acordos comerciais . Logo, países como os Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita se mostram como nações dispostas a investir em tecnologia para países que dialoguem com seus ideais políticos , além de serem detentores de  uma boa parte de recursos naturais como : gás natural e petróleo 

Portanto, a Liga Árabe é um organismo internacional imprescindível para as relações comerciais futuras ,pois apresenta diversos produtos para dinamizar o mercado. Para mais, o mercado árabe demonstra uma politica multilateral com relação à assuntos econômicos como visto pela entrada da Arábia Saudita ao BRICS. Dessa forma, a abertura das nações árabes reflete uma aproximação estratégica dos países emergentes com o propósito de reafirmar seu poder sem perder sua autonomia e identidade estatal. 

9 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page