'O candidato republicano Donald Trump o resultado foi anunciado por volta das 7h30 na quarta dia 06 de novembro, após o republicano vencer o estado-chave de Wisconsin e ultrapassar a marca de 270 delegados do Colégio Eleitoral necessários para garantir a vitória. Ele assumirá o cargo em 20 de janeiro de 2025.
Para o início de seu segundo mandato, Donald Trump, adotará uma postura mais agressiva em relação ao comércio global. Com a bandeira de "America First", a política comercial de Trump focava em revisar acordos internacionais, visando reduzir déficits comerciais e proteger a indústria americana. Essas mudanças, no entanto, causaram reverberações pelo mundo, especialmente em economias emergentes como o Brasil.
As promessas econômicas de Trump trazem uma série de medidas que impactam o comércio global e mexem com a estabilidade do mercado. Ele quer reduzir o déficit comercial dos EUA, proteger a indústria americana e revisar acordos com outros países, e isso envolve desde o aumento de tarifas para produtos chineses em 60% até ajustes de 10 a 20% para importações de outros parceiros. No Brasil e em outras economias, essas políticas geram um alerta: é preciso adaptar as estratégias comerciais, já que ações assim pressionam o mercado global e podem impactar diretamente o nosso posicionamento no comércio exterior.
Em resumo, enquanto os EUA sob Trump buscavam proteção e crescimento doméstico, o Brasil teve que encontrar formas de navegar pelos efeitos indiretos dessa política, garantindo oportunidades e estabilidade para seu comércio exterior em um cenário de maior tensão e concorrência global.
Kommentarer