top of page

Como as mudanças climáticas impactam a economia internacional?


Mundo impactado pelas mudanças climáticas
Mundo impactado pelas mudanças climáticas.

O mundo está no estágio de ebulição global, essa fase corresponde a um aumento acelerado das temperaturas do mundo e da intensificação de eventos extremos, que vão de chuvas intensas a ondas acentuadas de calor. A ONU descreve a situação como um “período de intensificação sem precedentes e de extrema preocupação”.


A mudança climática não é apenas uma séria ameaça para o planeta e as pessoas, é também um perigo para a economia mundial. Segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial, as mudanças climáticas podem causar uma perda de 4% da produção econômica internacional até 2050. Alguns efeitos socioeconômicos dessas mudanças são: aumento do nível do mar, perda da capacidade de trabalho e produtividade, mais conflitos bélicos para ter acesso a recursos limitados, agravamento do acesso à água potável, aumento dos preços de alimentos básicos, índice alto de pobreza causado pelos fenômenos meteorológicos extremos e propagação de doenças devido a altas temperaturas.


Todos esses fatores estão diretamente ligados à economia, a baixa produtividade de um país faz com que sua economia não circule, os conflitos bélicos pioram todas as áreas da sociedade e o aumento do preço dos alimentos o deixam menos acessível à população. O Banco Mundial adverte: se não adotarmos medidas de caráter urgente, os impactos causados pela mudança climática poderão levar mais 100 milhões de pessoas à pobreza até 2030.


Algumas medidas são necessárias para combater a ebulição global, garantir o desenvolvimento sustentável e impulsionar o crescimento econômico. A Comissão Mundial sobre a Economia e o Clima em um relatório do final de 2018, explica que a adoção de medidas climáticas urgentes poderia gerar um lucro econômico de 26 bilhões de dólares até 2030. Esse relatório apresenta 5 setores chaves da economia que devem acelerar a sua transformação para contribuir com a sociedade e o meio ambiente, sendo eles:


  • Sistema de energia limpa: descarbonização dos sistemas de energia;

  • Desenvolvimento urbano inteligente: cidades mais estruturadas, aumentaria o crescimento econômico melhorando o acesso ao trabalho e à habitação;

  • Uso sustentável da terra: formas de agricultura mais sustentáveis;

  • Gestão inteligente da água: através de investimentos públicos em infraestrutura e melhoria tecnológica a água poderia ser usada de forma eficiente;

  • Economia circular industrial: políticas que incentivem um uso mais circular e eficiente dos materiais poderiam melhorar a atividade econômica mundial e reduzir os resíduos e a poluição.


Referências


IBERDROLA. IMPACTO DA MUDANÇA CLIMÁTICA. Disponível em: <https://www.iberdrola.com/sustentabilidade/consequencias-das-mudancas-climaticas>. Acesso em: 3 nov. 2023.

5 views0 comments

Recent Posts

See All

コメント


bottom of page