top of page

Como usar o ChatGPT em atividades de marketing?


O início do ano de 2023 foi marcado pelo sucesso da ferramenta de Inteligência Artificial ‘’Chatgpt’’ no Brasil, mesmo com a sua criaçao sendo anterior a isso. Assim, novas formas de trabalho e questionamentos surgiram, inclusive no âmbito do marketing. Sendo assim, como o profissional de marketing pode usar essa ferramenta a seu favor?


O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é uma Inteligência Artificial criada pela OpenAI em 2020, a fim de gerar textos coerentes e precisos em uma variedade de tópicos. Além disso, ele explora recursos de conversação e interação com os usuários. Segundo Ilya Sutskever, cofundador e cientista-chefe da OpenAI, "O ChatGPT tem um enorme potencial para melhorar a experiência do usuário em diversas áreas, incluindo atendimento ao cliente, marketing e pesquisa. Estamos animados para ver como a tecnologia continuará a evoluir e como ela será utilizada no futuro". É visível que essa afirmação tem se provado desde então, o potencial da ferramenta depende do conhecimento e das habilidades de quem a utiliza.


Como eu posso usar a ferramenta no meu trabalho como profissional de Marketing?


Como abordado anteriormente, o ChatGPT cria textos a partir do comando do usuário, então é possível facilitar diversas atividades de marketing, como:


1. Criar roteiros para mídias sociais


O ChatGPT tem a capacidade de elaborar roteiros para mídias sociais baseando-se no nicho de preferência do usuário, sugerir temas relevantes e até mesmo identificar tendências. Para isso, basta que o usuário indique para qual rede social pretende produzir conteúdo e indicar sua segmentação no mercado.


2. Pesquisa de mercado


É possível coletar dados de determinado cliente, analisá-los e oferecer insights sobre comportamento de consumidores. Além disso, o ChatGPT pode fornecer características de uma empresa como a visão do público sobre ela ou suas políticas públicas.


3. Segmentação de público

Ao depositar dados de clientes no ChatGPT, a ferramenta entrega a possibilidade de analisá-los e identificar padrões que auxiliam no processo de segmentação de público e produzir campanhas de marketing que vão de encontro à determinada persona.


4. Criação de conteúdo


O ChatGPT também pode filtrar conteúdos que estão em alta e produzir artigos que tratam desses assuntos, além de poder ser utilizado para a correção de textos preexistentes.



Conclusão


Com isso, percebe-se que se tratando de Inteligência Artificial os limites são determinados pelos usuários. É possível utilizar aquilo que se parece com uma ameaça em favor próprio, demonstrando que o diferencial está no profissional que age com sagacidade e inteligência. A CONEX já se utiliza de ferramentas como essa para agilizar o seu trabalho e tornar mais produtivo o tempo gasto na execução de seus serviços.

16 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page