top of page

Convenções internacionais dentro do comércio

Olá, tudo tranquilo por aí?

Diante de um mundo cada vez mais intelectual e interativo, a equipe CONEX reconhece a necessidade de apresentar ao seu público as convenções comerciais internacionais, que abrangem não apenas HQs e jogos.


O que são as convenções comerciais ?

Antes de responder a essa pergunta, é necessário compreender o conceito de convenções. Conhecidas também como "feiras", esses eventos reúnem representantes de empresas ou grupos que desejam promover seus serviços ou produtos e conhecer as opções disponíveis no mercado.

Quando tratamos especificamente de convenções comerciais, a maioria delas é organizada pelas equipes comerciais das empresas em busca de maior conhecimento em sua área de atuação e para praticar o networking. Tais eventos são também utilizados para elaborar novas estratégias de vendas, analisar resultados passados e comparar de forma construtiva com a concorrência, além de servir como porta de entrada para aqueles que ainda não possuem conhecimento na área comercial.


De que maneira uma convenção internacional pode me ajudar?

Vamos tomar como exemplo uma empresa que está no mercado há cinco anos, mas tem vendas estagnadas com os mesmos clientes e fornecedores, utilizando apenas uma forma de captação e estudos de mercado simples. A melhor solução seria analisar o que os concorrentes, de preferência um que se destaque, estão fazendo de diferente, não apenas em suas propagandas, mas também em suas estratégias e resultados.

Em uma convenção comercial, é possível realizar as análises propostas e também promover o negócio para diferentes públicos, além de encontrar patrocinadores ou parceiros. Se a convenção for internacional, as possibilidades de sucesso serão ainda maiores. Com conhecimento básico sobre o comércio internacional, o empreendedor pode encontrar oportunidades para expandir sua empresa com profissionais de confiança, aprendendo com exemplos de produtos/serviços que obtiveram sucesso no mercado internacional.


Como me preparo para uma convenção comercial?

Antes de tudo, é preciso analisar qual feira é mais adequada para você e para o seu negócio. Se o objetivo é aprender novas estratégias de vendas e em geral, ou comparar o seu serviço com outros utilizando dados precisos, uma convenção de vendas é a melhor opção. Se o objetivo é praticar mais o networking, testar novas formas de captação de clientes, além de conhecer outras empresas e seus produtos, então uma convenção de negócios ou coexistência pode ser mais adequada. Para diferenciar tais eventos, basta procurar a descrição de cada um e analisar o que é solicitado durante o processo de inscrição.


Algumas das convenções mais conhecidas entre o público empresarial são:

  • Congresso Nacional de Vendas - Geralmente ocorrido no mês de maio em São Paulo no Centro de Convenções Rebouças , onde se tem palestrantes voltados para a educação empresarial com 12 horas de duração.

  • Encontro de Gerenciamento de Projetos - O evento é realizado no mês de agosto em Brasília- DF, tendo 21 edições bem aclamadas com sua 22ª já planejada para os dias 08 a 11 do mês 08. Perfeito para entender melhor sobre estratégias - não só de vendas -, tendo como um dos principais temas a ‘inovação’.

  • Desafio Empreendedor - Esse ano com o tema “Como tornar sua empresa mais locativa”, esse evento é voltado para todos os públicos empresariais, mas se faz muito mais interessante para aqueles que se encontram com o negócio estagnado e pretende expandir seus serviços. Realizado em Brasília em meados de Maio, esse ano ocorrerá no auditório da AMCHAM - localizada na Asa Norte - no dia 02 do mês 05.


Outro passo importante é definir seus objetivos para o evento e elaborar um plano de atividades caso deseje expor seu produto ou serviço. Junto com o plano, inclua metas e estratégias básicas que pretende desenvolver durante a convenção, anotando dúvidas que precisam ser esclarecidas e empresários que deseja conhecer, incluindo os presentes no evento.

Manter-se aberto a críticas e sugestões dos participantes da conferência é crucial, assim como ajudar seus colaboradores a evoluir durante a experiência, transmitindo maior confiança não só aos colegas de trabalho, mas também a possíveis clientes e patrocinadores.



Como uma convenção internacional engloba o comércio em geral

Acredito que já tenha sido esclarecida tal questão, mas a fim de tornar ainda mais fácil definiremos que: o comércio dentro de uma convenção internacional tem como intuito ligar diferentes empresas e promover seus serviços. Dada tal definição, é preciso agora entender que nem todas as convenções promoverão patrocinadores ou parceiros comerciais, mas sim conhecimento amplo de um mercado, seja ele internacional ou nacional.

Quando tratamos de uma feira internacional, o preparo do empreendedor deve ser maior e seu medo de se arriscar quase nulo, porque nestas, a concorrência se torna mais ampla e desafiadora, requerendo não só cautela, mas também perseverança daquele que deseja investir em algum projeto exposto no evento.

Diante do apresentado, esperamos que suas noções sobre as famosas convenções comerciais - principalmente internacionais - tenham sido desenvolvidas, e que de alguma forma tenhamos contribuído para o seu crescimento comercial!



15 views0 comments

Comments


bottom of page