Hoje, dia 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher, dedicado a celebrar as conquistas femininas e a lutar pela igualdade de gênero.
Em contrapartida, de acordo com o Relatório Global sobre Desigualdades de Gênero de 2023 do Fórum Econômico Mundial, serão necessários mais 131 anos para alcançar a paridade de gênero no mundo. Por isso, a igualdade de gênero é fundamental para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU) e é um item prioritário na lista do Secretário-Geral.
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável em específico é o de número 5: Igualdade de gênero. Esse direito humano fundamental, é também uma base necessária para um mundo pacífico, próspero, igualitário e sustentável.
Atualmente, as mulheres representam metade da população mundial e são extremamente importantes para o meio social, pois além de trabalhar são responsáveis pelas atividades domésticas. Estima-se que, em média, as mulheres no mercado de trabalho ainda ganham 23% menos do que os homens e que as mesmas gastam cerca de três vezes mais horas em trabalho doméstico e de cuidados não remunerado que os maridos.
Para lutar contra a desigualdade de gênero, a ONU Mulheres delineou áreas que necessitam de ação conjunta:
Investir nas mulheres: uma questão de direitos humanos;
Implementar financiamento;
Mudando para uma economia verde e solidária;
Apoiando os agentes de mudança femininas.
Liderança política, investimentos e reformas políticas abrangentes são necessários para desmantelar os obstáculos à consecução do objetivo 5. A igualdade de gênero deve ser um foco principal das políticas públicas e instituições internacionais.
“Não há limite para o que nós, como mulheres, podemos realizar.” — Michelle Obama
Referências Bibliográficas
WHITING, K. International Women’s Day: What is it and why do we need it? Disponível em: <https://www.weforum.org/agenda/2024/03/international-women-day-what-why-when/>. Acesso em: 7 mar. 2024.
MARTIN. United Nations: Gender equality and women’s empowerment. Disponível em: <https://www.un.org/sustainabledevelopment/gender-equality/>. Acesso em: 7 mar. 2024.
Comentários