top of page

Dia do Orgulho LGBTQIA+ e o impacto nas empresas


Bandeira LGBTQIAPN+ no céu azul
Bandeira LGBTQIAPN+

Na próxima sexta-feira, 28 de junho, é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, data que tem como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia para criar uma sociedade livre de preconceitos. Apesar de já termos acompanhado grandes revoluções dentro das empresas, a comunidade LGBT+ ainda enfrenta muitas dificuldades no dia a dia e até no meio corporativo.


A inclusão e diversidade nas equipes não são apenas questões humanas e sociais, mas também cruciais para o progresso. Desde 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) determina que a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero seja considerada crime, uma extensão da Lei de Racismo (7716/89), que protege contra discriminação por "raça, cor, etnia, religião e origem nacional".


Portanto, é fundamental estabelecer políticas claras de diversidade, inclusão e tolerância zero contra discriminação e assédio. Educar os colaboradores sobre comportamentos adequados diante da diversidade e promover uma cultura organizacional inclusiva são passos essenciais para criar um ambiente de trabalho seguro para a comunidade LGBTQIAP+ e para todos os funcionários.


A inclusão e diversidade não devem ser temas passageiros, especialmente destacados apenas em junho. São compromissos contínuos que enriquecem o ambiente empresarial, valorizando a contribuição de pessoas com diversas características e perspectivas.


Referência:


ZALCMAN, Stephanie. Dia do Orgulho LGBTQIAP+ e o impacto nas empresas. 2022. Disponível em: https://jrs.digital/dia-do-orgulho-lgbtqiap-e-o-impacto-nas-empresas/. Acesso em: 20 jun. 2024.

2 views0 comments

Comments


bottom of page