top of page

Futebol: o fenômeno nas Relações Internacionais


Bola de futebol com bandeiras de vários países

Já pensou sobre a relação entre futebol e relações internacionais? Em um mundo interconectado o esporte vai além das competições, promovendo diplomacia, negócios internacionais e educação multicultural. É usado como “soft power” pelos países para fortalecer sua presença global, ampliar seu impacto cultural e cultivar conexões internacionais.


E o que é soft power? Introduzido por Joseph Nye, caracteriza a capacidade de um país de exercer influência através de sua atração cultural e valores compartilhados, em oposição ao "hard power", que envolve o uso direto de força e coerção. O esporte, especificamente o futebol, tem a capacidade de unir as pessoas além das fronteiras, sendo uma poderosa ferramenta de soft power.


Grandes eventos como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo de Futebol proporcionam aos países anfitriões uma oportunidade única de exibir sua cultura, valores e conquistar visibilidade global. Um exemplo notável foi o Brasil, que utilizou os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro para destacar sua cultura vibrante e sua hospitalidade reconhecida mundialmente.


Um exemplo do uso do futebol como soft power em âmbito internacional, unindo países divididos. É o caso da Costa do Marfim, onde a estrela do futebol Didier Drogba fez um apelo pelo fim da guerra civil após a classificação do país para a Copa do Mundo de 2006. Seu apelo desempenhou um papel crucial na instauração de um cessar-fogo, um passo significativo no caminho da reconciliação nacional.


Referência: Esporte e Relações Internacionais - Um campo em crescimento. Disponível em: <https://esri.net.br/esporte-e-relacoes-internacionais/>. Acesso em: 11 jul. 2024.

10 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page