Em um mundo cada vez mais globalizado, não são apenas os Estados que ganham destaque no meio internacional. Assim, em um mundo em constante evolução, mais interdependente, dinâmico e complexo, as relações internacionais incorporam novos padrões de relações que não se limitam às interestatais (KEOHANE; NYE, 2001). As celebridades são exemplos de atores não-estatais atuantes no cenário mundial.
No panorama atual, algumas celebridades atuam na política internacional através da chamada “diplomacia das celebridades”, esse termo foi cunhado por Cooper para se referir a celebridades que agem globalmente em busca de “solução de problemas, pressionando por medidas quando e onde são necessárias” (COOPER, 2008, p.3). Os famosos podem se engajar em diversas vertentes das relações internacionais, como: política, direitos humanos, meio ambiente, economia, entre outras.
No campo político, um exemplo de celebridade diplomática é a cantora norte-americana Taylor Swift, onde nas eleições de 2018, após anos de silêncio sobre a sua opinião política, demonstrou-se contra o partido republicano de Trump. Um dos principais fatores do acontecimento foi as falas de Trump serem totalmente contra os princípios de Taylor, que viu a limitação do ex-presidente em garantir direitos para todos, independente de raça, gênero ou orientação sexual. A influência da cantora fez com que o número de eleitores aumentasse nos Estados Unidos, principalmente os jovens, já que no país o voto não é obrigatório.
No âmbito da ajuda humanitária, Angelina Jolie, na questão com os refugiados, e Leonardo DiCaprio, na causa ambiental, chamaram a atenção do público para esses assuntos importantes para a humanidade. Também na questão ambiental Mark Ruffalo se destaca sendo um defensor do uso de energia 100% limpa para todos. Outro caso, é a da “princesa do povo”, princesa Diana, reconhecida pelas suas atividades através das organizações não-governamentais (ONGs), onde lutou contra a AIDS, a erradicação das minas terrestres e a defesa dos direitos das crianças desde o início da década de 80.
Com isso, é possível perceber que o envolvimento de celebridades na política interna e externa não é um fenômeno recente, entretanto nos dias atuais há um maior engajamento destes indivíduos em assuntos recorrentes no universo político internacional, seja em questões ambientais, em questões sociais ou políticas. E através do uso de sua influência, eles conseguem mobilizar a sociedade civil em prol da causa defendida.
Referências Bibliográficas
10 Atores envolvidos em grandes causas sociais! Disponível em: <https://www.legiaodosherois.com.br/lista/10-atores-envolvidos-em-grandes-causas-sociais.html#list-item-1>. Acesso em: 18 mar. 2024.
G1. Taylor Swift ajuda a aumentar registro de eleitores nos EUA ao endossar candidatos. Disponível em: <https://g1.globo.com/pop-arte/musica/noticia/2018/10/09/taylor-swift-ajuda-a-aumentar-registro-de-eleitores-nos-eua-ao-endossar-candidatos.ghtml>. Acesso em: 18 mar. 2024.
TEIXEIRA, W. Fernanda Cristina Nanci Izidro Gonçalves[1] Wanderson Lanzetti Teixeira[2] Resumo: A atuação das celebridades em prol das causas humanitárias e ambientais não é um fenômeno recente no cenário internacional, mas a influência que exercem na política tem crescido nos últimos anos. Este estudo objetiva. Disponível em: <https://pt.linkedin.com/pulse/diplomacia-das-celebridades-e-seus-efeitos-nas-lanzetti-teixeira>. Acesso em: 18 mar. 2024.
Comments