top of page

Diplomacia das celebridades: o impacto nas relações internacionais


Angelina Jolie em causas humanitárias.
Angelina Jolie em causas humanitárias.

Em um mundo cada vez mais globalizado, não são apenas os Estados que ganham destaque no meio internacional. Assim, em um mundo em constante evolução, mais interdependente, dinâmico e complexo, as relações internacionais incorporam novos padrões de relações que não se limitam às interestatais (KEOHANE; NYE, 2001). As celebridades são exemplos de atores não-estatais atuantes no cenário mundial.


No panorama atual, algumas celebridades atuam na política internacional através da chamada “diplomacia das celebridades”, esse termo foi cunhado por Cooper para se referir a celebridades que agem globalmente em busca de “solução de problemas, pressionando por medidas quando e onde são necessárias” (COOPER, 2008, p.3). Os famosos podem se engajar em diversas vertentes das relações internacionais, como: política, direitos humanos, meio ambiente, economia, entre outras.


No campo político, um exemplo de celebridade diplomática é a cantora norte-americana Taylor Swift, onde nas eleições de 2018, após anos de silêncio sobre a sua opinião política, demonstrou-se contra o partido republicano de Trump. Um dos principais fatores do acontecimento foi as falas de Trump serem totalmente contra os princípios de Taylor, que viu a limitação do ex-presidente em garantir direitos para todos, independente de raça, gênero ou orientação sexual. A influência da cantora fez com que o número de eleitores aumentasse nos Estados Unidos, principalmente os jovens, já que no país o voto não é obrigatório.


No âmbito da ajuda humanitária, Angelina Jolie, na questão com os refugiados, e Leonardo DiCaprio, na causa ambiental, chamaram a atenção do público para esses assuntos importantes para a humanidade. Também na questão ambiental Mark Ruffalo se destaca sendo um defensor do uso de energia 100% limpa para todos. Outro caso, é a da “princesa do povo”, princesa Diana, reconhecida pelas suas atividades através das organizações não-governamentais (ONGs), onde lutou contra a AIDS, a erradicação das minas terrestres e a defesa dos direitos das crianças desde o início da década de 80.


Com isso, é possível perceber que o envolvimento de celebridades na política interna e externa não é um fenômeno recente, entretanto nos dias atuais há um maior engajamento destes indivíduos em assuntos recorrentes no universo político internacional, seja em questões ambientais, em questões sociais ou políticas. E através do uso de sua influência, eles conseguem mobilizar a sociedade civil em prol da causa defendida.


Referências Bibliográficas


10 Atores envolvidos em grandes causas sociais! Disponível em: <https://www.legiaodosherois.com.br/lista/10-atores-envolvidos-em-grandes-causas-sociais.html#list-item-1>. Acesso em: 18 mar. 2024.


G1. Taylor Swift ajuda a aumentar registro de eleitores nos EUA ao endossar candidatos. Disponível em: <https://g1.globo.com/pop-arte/musica/noticia/2018/10/09/taylor-swift-ajuda-a-aumentar-registro-de-eleitores-nos-eua-ao-endossar-candidatos.ghtml>. Acesso em: 18 mar. 2024.


TEIXEIRA, W. Fernanda Cristina Nanci Izidro Gonçalves[1] Wanderson Lanzetti Teixeira[2] Resumo: A atuação das celebridades em prol das causas humanitárias e ambientais não é um fenômeno recente no cenário internacional, mas a influência que exercem na política tem crescido nos últimos anos. Este estudo objetiva. Disponível em: <https://pt.linkedin.com/pulse/diplomacia-das-celebridades-e-seus-efeitos-nas-lanzetti-teixeira>. Acesso em: 18 mar. 2024.


37 views0 comments

Comments


bottom of page