top of page

O Impacto das Criptomoedas na Economia.

A ascensão de moedas como Bitcoin e Ethereum nos últimos anos vem gerando um debate sobre o impacto das criptomoedas na economia. Existem muitas questões sobre como os ativos digitais influenciam os sistemas tradicionais.

Essas moedas têm provocado um impacto significativo na economia global, alterando a forma como as transações financeiras são realizadas. Afinal as criptomoedas são uma inovação tecnológica, que não é regularizada por nenhum governo central, as tornando imunes a qualquer intervenção governamental. Sendo baseada na tecnologia blockchain, as criptomoedas funcionam de maneira segura, transparente e descentralizada, onde as transações são verificadas por uma rede distribuída de nós, registradas em blocos imutáveis, e protegidas por criptografia.

A popularização dessas moedas também gera questões sobre as vantagens e desvantagens que as criptomoedas podem trazer. Entre as vantagens estão:


  • Proteção contra inflação. As criptomoedas oferecem uma segurança em relação a inflação, onde devido ao baixo número dessas moedas e a constante inflação de diversas economias tradicionais, muitos investidores utilizam moedas como Bitcoin para se protegerem da inflação.

  • Velocidade e custo das Transações. As transações de criptomoedas são feitas em questões de minutos, além de terem um custo mínimo ou nenhum custo em geral.

  • Descentralização, segurança e transparência. Nenhuma organização governamental tem o poder de interferir nas criptomoedas. Sendo baseada em blockchain as transações podem ser facilmente rastreadas, gerando assim um alívio em relação a corrupção, além o único acesso a sua carteira cripto é utilizando sua chave.


Em suma já existe um impacto notável das criptomoedas na economia, porém o mercado está em constante evolução. Sendo fundamental estudos nesse campo para acompanhar as complexas e rápidas mudanças no cenário. Por fim uma evidência clara desse impacto e o governo de El Salvador que adotou a Bitcoin como moeda oficial em setembro de 2021.


REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:


Forbes. Advantages and Disadvantages of Cryptocurrency in 2024. Disponível em: https://www.forbes.com/advisor/in/investing/cryptocurrency/advantages-ofcryptocurrency/. Acesso em 16 de maio de 2024.


World Economic Forum. Understanding the macroeconomic impact of cryptocurrency and stablecoin economics. Disponível em: https://www.weforum.org/agenda/2022/11/the-macroeconomic-impact-ofcryptocurrency-and-stablecoin-economics/. Acesso em 17 de maio de 2024.

3 views0 comments

Comments


bottom of page