Os jogos olímpicos são usados como uma grande ferramenta de soft power para os países que participam, que usam a sua cultura para mostrar a o mundo como é a sua nação e para reestruturar a opinião da sociedade a adquirir resultados políticos, econômicos e diplomáticos, principalmente em âmbito internacional.
Independentemente de quantas medalhas sejam ganhas ou perdidas, essa é uma das estratégias do jogo das Olimpíadas. E para o país anfitrião, a cerimônia de abertura oferece uma plataforma incomparável para a construção de soft power (UOL, 2021).
As Olimpíadas têm objetivos intrínsecos, que vão além do esporte e da competição. É fundamental destacar como a prática esportiva, quando realizada sem discriminação e no espírito olímpico, contribui para a construção de um mundo mais pacífico e melhor. Ao educar os jovens nesse contexto, promovemos valores de entendimento mútuo, amizade, solidariedade e lealdade.
Um exemplo de relações internacionais nas olimpíadas foi quando ocorreu os jogos em 2016 no Brasil:
Além de ser usado para demonstrar a cultura brasileira, também foi usada como forma de solidarizar com outros países, a última vez que o Japão sediou os Jogos Olímpicos de Verão foi em 1964, após a vergonha da segunda guerra mundial e a subsequente exclusão do Japão dos jogos de 1948, as olimpíadas em Tóquio 1964 foi a chave para seus esforços para restabelecer uma reputação internacional positiva, foi repentinamente uma chance de mostrar o que há de melhor no Japão para um público mundial (VERMELHO ORG, 2021).
Os jogos olímpicos além de campo de cooperação, também apresentam uma imagem politicamente estratégica para o mundo, principalmente o país anfitrião. O desse ano de 2024 é a França que já está envolvido em diversas polêmicas, como:
O banimento do uso do hijab para as atletas francesas, que é uma violação à Carta Olímpica, que preserva os Direitos Humanos e o direito à liberdade individual.
Banho no Rio Sena: foram investidos em média 1,4 bilhões de dólares para a limpeza do rio, que estava proibido para banho desde 1923, para provar a veracidade da limpeza das águas a prefeita nadou no Rio.
Provas de Surf na Polinésia Francesa, foi uma forma de homenagear os territórios franceses que se encontram “além-mar”. Isso não agradou os locais, pois foi construído uma torre de 14 metros para acomodar a comissão organizadora das Olimpíadas.
Como vimos, a imagem de um país pode melhorar ou não com o advento da Olimpíada. Mas e aí, você vai assistir aos jogos desse ano?
Referência: As Olimpíadas e a Influência nas Relações Internacionais. Disponível em: https://alphainternationaljr.com.br/as-olimpiadas-e-a-influencia-nas-relacoes-internacionais/. Acesso em: 26 jul. 2024.
Comentarios